AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM QUESTÃO: ARGUMENTOS REFORÇADORES E QUESTIONADORES

Antonio Miguel

 

Resumo:
O propósito deste artigo é destacar e analisar alguns argumentos que tentam reforçar as potencialidades pedagógicas da história da matemática, contrapondo-os a outros, menos freqü entes mas não menos importantes, que tentam evidenciar as dificuldades ou obstáculos que se colocam à concretização dessas potencialidades. A discussão se processa à luz de um conjunto não-exaustivo de argumentos extraídos de uma documentação básica constituída de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais de Educação Matemática, súmulas contidas em Anais de Encontros nacionais e internacionais de Educação Matemática, capítulos de livros e referências esparsas contidas nas obras de matemáticos, historiadores da matemática e educadores matemáticos.

Palavras- chave: história da matemática; educação matemática.

 

SOME PEDAGOGIC POTENTIALITIES OF THE HISTORY OF MATHEMATICS IN CHECK: SUPORTING AND QUESTIONING ARGUMENTS

 

Abstract: The purpose of this article is to highlight and analyse some of the arguments that attempt to reinforce the pedagogic potentialities of the history of mathematics, in opposition to other arguments, less frequent but not less important, that try to point out specific obstacles rendering difficut the realization of these potentialities. The discussion takes place in the light of a non-exhausting set of arguments taken from a basic documentation consisting of articles published in national and international periodicals of Mathematic Education, abridgements contained in national and international Annals and Meetings of Mathematic Education, chapters of books and sparse references from the works of mathematicians, mathematic historians and mathematic educators.

Key-words: history of mathematics; mathematics education